segunda-feira, 14 de setembro de 2009



Alerta !

“E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos a maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”.(Ef.4:11 e 12)

De algum modo Deus vai fazer este alerta dele chegar até você, não é por acaso que estás a ler. Você é importante para Deus. Ele te fez com um propósito eterno, escreveu seus dias quando ainda estavas sendo formado no ventre da tua mãe. (Sl.139:16) Os anjos anelavam poder pregar o evangelho, anunciar aos homens a poderosa redenção de Deus, Jesus o Filho de Deus que se fez homem e sem pecado habitou entre nós, morreu morte de cruz como o cordeiro de Deus/o sacrifício perfeito. Ressuscitou ao terceiro dia, ascendeu aos céus levando seu próprio sangue ao Tabernáculo e no lugar Santíssimo derramou sobre o propiciatório na Presença do Pai.

Mas, Deus entregou a nós esta poderosa missão de pregar o evangelho a toda criatura.

Com o “Ide de Jesus” recebemos; autoridade (Lc.10:19) , poder, unção, direção e um exército de anjos para nos servir! O que está nos detendo? Por que não conseguimos cumprir esta ordem? Não quero fazer agora uma analise do que nos detém e sim lhe exortar e estimular a obedecer e ir...

Você que ainda não sabe qual é seu ministério, não fique parado esperando para descobrir, comece a falar para as pessoas quem é Jesus e o que Ele tem feito em sua vida. (Mc.16:15 a 18) Então naturalmente seu chamado ministerial vai se concretizando. À medida que obedecemos, recebemos de Deus novos comandos, renovo de unção, poder e nossa área de ação cresce. Nem todos na Igreja exercem liderança, mas todos devem atuar nos ministérios. Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Ministério não é titulo nem visa status é função e é para servir ao Corpo/Igreja. Todos nós fomos chamados para servir através dos ministérios. Estude a Palavra de Deus e obedeça.

Mas nós que recebemos a confirmação do nosso chamado, o que estamos fazendo?

Apóstolos... Deus não os fez para serem ou se sentirem a “nata” ministerial. Paulo em I Coríntios 4:9 a 13 deixa claro como é o exercício deste ministério. Foram chamados para formar multiplicadores, discípulos de Cristo, para abrir e apoiar novas igrejas expandindo a obra do Senhor. Para se gastar em oração a favor das vidas que Deus lhe deu para cuidar e das igrejas do qual é responsável e para ser um exemplo dos fieis. Devem se portar como Atalais de Deus na terra.

Desçam dos seus pedestais e com humildade venham guiar e cuidar do povo e da obra, pois o tempo urge e em breve terás que dar conta do teu chamado ao Rei da Glória. Vocês são os pais da Igreja, é hora de cuidar do caráter e formação dos filhos de Deus, para que sejam maduros e íntegros. Para que sejam como flechas que atingem o alvo e estejam preparados para pregar o Evangelho fazendo discípulos de Cristo e sejam santos para subir no arrebatamento.

Profetas... O Senhor os chamou para serem portadores da luz/revelação, para andarem na Verdade, conduzindo o povo para mais próximo de Deus. Trazendo as revelações do coração de Deus para guiar a Igreja em plenitude e santidade. Você foi chamado para apoiar o pastor na Igreja local, como Atalaia deve alertar a Igreja dos ataques do inimigo, ajudando-a a fechar brechas e também expondo o pecado sem acusação para o corpo, mas mostrando onde e como “ele” está atuando ou camuflado. Para apoiar o evangelista na conquistas de almas através da batalha espiritual, revelando e destruindo os espíritos malignos que estiverem agindo nas vidas ou nos territórios. Deve atuar também como atalaia da cidade apoiando o ministério apostólico no cuidado e proteção das fronteiras que Deus deu para a Igreja. Pare de dar lugar ao espírito de “jesabel” se humilhe para poder ser usado pelo Senhor em apoio aos outros ministérios. Só assim poderá ser uma fonte de inspiração para o ministério do mestre, trazendo revelações e estratégias de Deus para a Igreja. Profetas busquem purificação em seus corações e parem de ser corrompido pela cobiça, de serem maculados pelas fraquezas de caráter e de usarem os dons para se beneficiar ou manipular o povo.

Evangelistas... Parem de lutar na própria força. Quem os chamou foi o Senhor e Ele estará abrindo o caminho, dando a sustentação, ensinando e capacitando. Onde o poder, sinais e maravilhas para pregar as multidões, atraindo-as para o Rei Jesus? Deus os chamou para serem ganhadores de almas e não para pastorearem. Evangelistas a frente de igrejas; ferindo, abandonando ou alimentando o rebanho de Deus eternamente no leitinho da palavra sem nunca conduzi-las a plenitude do crescimento espiritual. Ganhando almas que outros trazem para dentro da Igreja. Ou lutando por espaço com o pastor local.

Que ministério poderoso o Rei os confiou! As ruas clamam por justiça. Deus gerou fome e sede não de pão nem de água, mas da sua palavra no coração do povo. Os campos estão prontos para a colheita. E vocês? Estão prontos para cumprir seu chamado?

Pastores... As águas estão turvas e os pastos escasseiam e ainda assim atraem mais do que vocês. Onde estão os pastores para que cuidem das ovelhinhas de Deus? O seu chamado é sublime e tem o Sumo Pastor Jesus Cristo como guia, exemplo e proteção.

De todos os ministérios este é o que está mais atingido, pois grande parte da Igreja precisa atuar debaixo deste chamado. A influencia da Igreja implantada pelo Imperador de Roma Constantino no III século perdura ao longo dos tempos. É um modelo totalmente romano e pagão. O modelo de Deus está na palavra. Em Atos, vemos a Igreja reunida nos lares e todos tendo tudo em comum. Os dons do Espírito Santo fluía através das pessoas, uns abençoando os outros. E encontravam-se no templo para adorar. (Já parou para pensar que no Templo não tinha cadeiras?)

Pastores, os enfermos gemem esperando o óleo e as orações, as viúvas e os órfãos por quem os defenda e ajudem, os novos convertidos precisam de proteção e alimento, a congregação espera por palavra e cuidado. Nas prisões vidas arruinadas que precisam ser alcançados e salvas, nos hospitais doentes aguardam por ajuda e consolo. Esta carga deve ser dividida com homens e mulheres íntegros, dedicados e com chamado pastoral, pois só assim a Igreja poderá ser pastoreada. O modelo de autoridade arbitraria, de pastores donos da Igreja e do rebanho está findando. “O meu povo perece porque desconhece as escrituras”. À medida que o povo conhece a palavra vai sendo liberto e não se deixa manipular e enganar mais. Ou os líderes se submetem ao Sumo Pastor ou sofrerão as conseqüências, pois o Senhor está preparando sua Igreja para o arrebatamento e não permitirá que a ação do espírito de religiosidade, a carnalidade nem qualquer outra ação do inimigo impeça seus propósitos.

Mestres... Muitos estão atuando no ministério pastoral, profético e apostólico, fluem poderosamente na palavra e no ensino. Parece que está tudo bem, mas o Senhor está advertindo; saia da sua zona de conforto, passe horas preciosas em adoração e receba revelação, sabedoria e entendimento. Já chega de estar no controle, de atuar na própria força e de acordo com o seu próprio conhecimento. Este é um ministério estratégico, pois nestes dias o Senhor vai levantar muitos dentro da igreja para atuarem como mestres, nos discipulados e reuniões de estudo da palavra. E também elevando o nível de entendimento espiritual e de revelação. Muito material será escrito para preparar a Igreja para ser santa, impactando o mundo, levando multidões a se converterem, se firmarem na fé e subirem no arrebatamento da Igreja. Jesus alerta: “Quem não é por mim, é contra mim.”

Líderes, vocês que estão atuando na própria força e os que estão resistindo ao Espírito Santo prestem bem atenção ao alerta do Senhor. Pois a taça da ira de Deus que virá sobre o mundo atingirá também os obstinados e desobedientes.

3 comentários:

  1. Graça e paz, estou muito feliz da forma que Deus tem lhe usado, pois nesta mensagem Ele falou poderosamente comigo.
    ''pois Ele tem me cobrado um tempo, para se dedicar mas na oração e na adoração, mas tenho negligenciado. obrigado Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Deus cuida de sua igreja e de Seus filhos. e ai de quem não segue os Seus decretos.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que ainda há daqueles cuja fé é alimentada e que ainda tem a graça de alimentar outros. Que Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir