terça-feira, 20 de outubro de 2009

Identidade e Destino

Identidade e destino sócio econômicos estão ligados a estrutura familiar onde recebemos educação, informação, formação e herança. Nossos pais são os vinculadores. E espiritualmente?

É importante conhecer quais minhas aptidões, capacitações e chamado. Também é importante saber como realizar este chamado e qual é a minha herança ou legado.

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”. (Ef.1:4 a 6)

“Os teus olhos viram meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. (Sl.139:16)

Temos uma identidade em Cristo e um destino espiritual para cumprir. O chamado ministerial e os dons podem variar, assim como o destino de cada um. Deus não vai nos obrigar a cumprir nosso chamado, Ele nos deu livre arbítrio.

Estamos vivendo dias proféticos, biblicamente chamados de “tempos do fim ou últimos tempos”. O Senhor está dando entendimento espiritual e revelações poderosas para que possamos tomar decisões acertadas e fazermos as escolhas que nos conduzirão ao centro da Sua vontade.

Decisões e escolhas são sempre difíceis. Tememos pelas conseqüências que elas possam nos trazer e por isso muitas vezes protelamos ou deixamos outros decidir por nos, numa flagrante covardia.

Em II Reis 5 vemos Geazi fazer uma escolha desastrosa, trocando a herança de Eliseu pela de Naamã. Muitos ao ler este texto acham que não tem nada demais aceitar, afinal era um presente! Este é o problema de viver na própria capacitação, guiados por valores e conceitos muitas vezes contrários aos da Palavra de Deus. Precisamos de discernimento espiritual. “Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas”. (IIRs.5:26b)

Será que nós hoje não estamos caindo no mesmo erro? Vivemos num mundo altamente consumista. Insatisfeitos e ansiosos nos tornamos prisioneiros da cobiça. Movidos pelo anseio de ser feliz, amados e aceitos, projetamos em pessoas e coisas o que só Deus pode ser e realizar.

Usurpação de autoridade em vez de lealdade, cobiça prevalecendo sobre a satisfação de ter o que Deus estava suprindo. É preciso olhar com mais cuidado para conseguir ver como o nosso caráter está contaminado e elástico a ponto de justificar e tornar correto comportamentos e atitudes que a Palavra e o Espírito Santo condenam. Ser guiado por Deus ou pelo coração enganoso? Escolhas...

A segurança para fazer as escolhas e decisões certas esta em ouvir ao Senhor, discernir e obedecer. Se diariamente estivermos ouvindo o Senhor, sendo guiados pelo Espírito Santo e pela palavra, será muito natural consultá-lo a respeito de tudo. É um novo “estilo de vida” e costumo chamar viver o sobrenatural de modo natural. Confiar em Deus é mais que palavra e intenção. É obedecer, é entregar a vida e optar sempre pelo que Ele está dizendo ou mandando, ainda que não concorde ou goste. Confiança gera respeito, respeito gera amizade, amizade gera relacionamento. Quem confia obedece!

“Quer você se volte para direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você dirá: “Este é o caminho; siga-o”. (Is.30:21)

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio a seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal”. (Pv.3:5 a 7)

Assim fica muito fácil tomar decisões acertadas! Que o Senhor nos abençoe.

Um comentário:

  1. Pra Liane, obrigada por palavras que nos edificam... que nos exortam e nos fazem ver onde devemos mudar a direção...
    Que Deus a abençoe.
    Aline

    ResponderExcluir