quinta-feira, 15 de outubro de 2009

JESUS E JOÃO BATISTA / VINHO NOVO EM ODRES NOVOS

“Digo-lhes a verdade: entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se vocês quiserem aceitar, esse é o Elias que havia de vir. Aquele que tem ouvidos ouça!” (Mt.11:11 a 14)

O ministério de João Batista precedeu o de Jesus, ele foi o preparador do caminho, levando o povo ao arrependimento. Com a unção de Elias promoveu uma reforma espiritual em Israel. Ele era filho de sacerdote, estava separado para exercer o sacerdócio, e ter todas as mordomias do poder. Era tudo muito cômodo, respeitável, confortável e esperado. Mas, não era o que Deus tinha para ele. O chamado de João Batista era radical, pois tinha de romper com as estruturas religiosas da época. O ministério dele era no deserto e as pessoas iam até lá para ouvi-lo. Ele foi o “amigo do noivo”.

Jesus vai até João para ser batizado e nele se cumpre o que Deus tinha avisado a João. “Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: “Aquele sobre quem você ver o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo”. Eu vi e testifico que este é o filho de Deus”. (Jo.1:33 e 34) Só dois discípulos de João passam a seguir Jesus. Um “novo” ministério se inicia. Agora Jesus vai ao povo e além de pregar o arrependimento leva as boas novas do Evangelho. O Senhor deu Seu Espírito a Igreja, delegou sua autoridade, poder, unção para que fossemos santos, fizéssemos as obras que Ele fez e ainda maiores. Enviou-nos para pregar o Evangelho, fazendo discípulos e para impactar o mundo.

A “noiva do Senhor” também está confortável e acomodada e Deus a está chamando para o “novo”. O Senhor está fazendo uma reforma na sua igreja, limpando e purificando. Não há “zona de conforto”. Resistimos ao novo, temos apego ao velho e medo de mudanças, pois pode ser doloroso e nunca é confortável. Gostamos do que nos é familiar e de estar no controle.

Você está aberto e pronto para as mudanças que o Senhor quer fazer?

Em Jeremias 1:10 está a receita da reforma para os nossos dias. “Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar.”

· Arrancar e despedaçar = tirar com força e partir em pedaços, dilacerar. Esta é a primeira etapa da reforma, é como se fosse uma árvore que precisa ser arrancada e feita em pedaços para não mais existir. É o pecado e a transgressão que temos permitido se alojar dentro de nós e governar nossos valores, idéias, pensamentos, vontade e sentimentos.

· Arruinar e destruir = causar ruína e derrotar, exterminar e vencer. Está é a segunda e definitiva parte da reforma, como uma construção/fortaleza. Isto fala do que fazemos e de nossas ações a partir do que temos permitido nos governar.

A Igreja que está buscando santidade tem estado lutando contra o pecado. O problema é que vivemos num mundo/sociedade “demonizado”, o certo e o errado é relativizado e a moral e bons costumes totalmente elásticos, tudo é permitido. O homem dos nossos dias vive para ser feliz e é guiado pelos apetites e prazeres. Em síntese, temos estado no controle e atrasando o concerto que Deus quer fazer. Precisamos com urgência sair da “zona de conforto”.

O Senhor tem “vinho novo” para derramar, mas o fará dentro de “odres novos”. O tempo da visitação de Deus chegou, e Sua reforma é radical que tipo de odre você é. Ainda está em tempo de passar por reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário