quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A gripe H1N1 continua agindo

Recebi a mensagem abaixo proveniente de médico conceituado e repasso a pedido dele, pela relevância do assunto e premência de providências em relação à denominada “gripe suína”, jáque o jabuti governamental não orienta a população quanto à prevençãopara evitar o contagio.

É sempre bom se prevenir...A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e queridoCorsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dosanos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos amaneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A(erroneamente chamada de gripe suína).O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológicoatravés de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipularsua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos)e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.Essas células B produzem anticorpos importantes que correm paradestruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células detumores.As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzemduas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina,essenciais ao combate de infecções e de tumores.Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes(estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seufuncionamento).Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia,pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas viasaéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, semprepreferindo água natural e de preferência água mineral de boaqualidade.Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite,pois produz muito muco e dificulta a cura.Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.Coloque bastante cebola na sua alimentação.Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) ealimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentespara o seu sistema imunológico.O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o cháde gengibre que destrói o vírus da gripe.Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistemaimunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetaispoli-insaturados.Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental paralimpar os dentes, antes da escovação.Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarãoperto de vc. AbraçosProf. Dr. Odair Alfredo GomesLaboratório MorfofuncionalFaculdade de Medicina - Unaerp Fone: 36036744 ou 36036795

Veja as diferenças e sintomas da gripe comum e da chamada gripe suína, a Influenza A (H1N1)

GRIPE COMUM>> Febre não chega a 39º>> Dor de cabeça leve>> Cansaço moderado>> Calafrios esporádicos>> Dor de garganta acentuada>> Tosse >> Catarro forte >> Pouca dor muscular >> Leve ardor nos olhos

INFLUENZA A>> Febre repentina de 39º>> Dor de cabeça intensa>> Cansaço extremo>> Calafrios intensos>> Dor de garganta leve>> Tosse seca e sucessiva>> Pouco catarro>> Dor muscular intensa>> Ardor nos olhos intenso

Fonte: Organização Mundial da Saúde Media Centre, mediaenquiries@who.int

Um comentário:

  1. muito bom esses artigos sobre a gripe. obrigado.
    marcelo costa

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