quinta-feira, 6 de maio de 2010


COMO SABER SE JÁ É HORA DE SAIR DA CAVERNA?

1.     Uma reflexão cuidadosa sobre o que nós levou a caverna e como estamos agora após o tempo de caverna. Se permitirmos que o que aconteceu e o que as pessoas fizeram permaneça dentro de nós. Se ficarmos remoendo o passado e “lambendo” as feridas, dando lugar a mágoas, acusação, culpa e pena de si mesmo, vamos terminar como prisioneiros de nós mesmo. É o que eu chamo de prisão sem cela, pois onde quer que estejamos; estamos presos. Então não estaremos prontos para sair da caverna.
O Deus que nos ama tanto a ponto de dar seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar nunca desiste de nós e não vai permitir que nossas prisões permaneçam de pé.  Engano, vontade fraca, obstinação do coração ou qualquer outra coisa que possa ter nos lançado ou mantido na prisão não pode permanecer diante do Amor do Pai.
2.     Permitir que o Senhor possa sondar nosso coração e revelar o que não estamos vendo e que está oculto. “Eis que estou à porta e bato, se abrires eu entrarei, cearei contigo e tu comigo cearás”. (Ap.3: ) Sem a ajuda do Senhor não conseguiremos sair da caverna com vitória. Podemos até sair, mas vamos voltar para ela na primeira batalha que surgir ou no retorno da situação que nos levou a caverna.
3.      Refletir sobre o que nos levou a caverna e nosso comportamento enquanto estamos nela pode evitar lições mal aprendidas ou a justificativa dos nossos pecados. Além dos erros mais comuns; justiça própria e busca de culpados. Enquanto nos concentramos em ver os erros dos outros e a culpá-los não conseguiremos vitória.
Mais à medida que nos quebrantamos e damos lugar ao Espírito Santo para que nos convença e possa livremente exercer todo socorro que Ele pode e quer dar, vamos caminhando de fé em fé de glória em glória e de vitória em vitória.
4.     Se concentrar em quem Deus é e não no problema lembrando que a vida sai do nosso controle muitas vezes, mas nunca sai do controle de Deus. Quando a Palavra passa a ser prioridade em nossas vidas, quando com disciplina e amor buscamos ter comunhão com o Senhor tudo entregando em oração e sempre consultando a Ele a respeito de decisões e ações. Passamos a ver o sobrenatural de Deus se mover a nosso favor e o que era impossível passa a ser uma realidade.
5.      Liberte-se das amarras do passado. “...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, afim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Fl.3:13 e 14) Ponha tudo aos pés do Senhor e confie que Ele vai cuidar. O passado passa a ser problema de Deus e nós ficamos livres e libertos para viver a vida cristã com plenitude e propósito.
Gostaria de lhe convidar a orar comigo.
“Pai peço perdão por ter passado na tua frente, por viver um estilo de vida ansioso e preocupado, por dar lugar a mágoa e ressentimentos. Por julgar as pessoas quando elas erram, mas quando sou eu que erro, quero misericórdia da parte delas. Me ajude a ser misericordioso  e bom produzindo o fruto de Espírito (Gl.5:22 e 23) e vivendo uma vida que glorifique o teu nome. Confio em ti e agora quero entregar tudo aquilo que estava dentro de mim me perturbando, abatendo, roubando a fé e a paz. Entrego também as pessoas que me feriram a agiram contra mim. Declaro que elas agora são tuas e o Senhor é quem vai cuidar. Cura as feridas da minha alma e purifica minha mente. Que as minhas emoções e sentimentos sejam libertos e purificados.
Envia teus anjos para que lutem a meu favor, que destruam todo mal e o que eles estavam fazendo contra mim. Declaro em nome de Jesus que nenhuma arma forjada contra mim prosperara e que toda boca que se levantou em juízo contra mim seja condenada. Entrego a Ti tudo que me diz respeito e todas as pessoas envolvidas e declaro que Tu és meu Advogado e Justo Juiz. Seguro nas tuas mãos e saio da caverna em completa confiança e paz sabendo que tudo o que me diz respeito o Senhor levará a bom termo. Sei que nunca mais estarei só, pois o Senhor está sempre comigo e cuida de mim. Te agradeço pelas lições preciosas que o Senhor me ensinou nestes momentos na caverna e pelos que se uniram comigo e são agora mais chegados que irmãos.
Oro em nome de Jesus. Amém.

Um comentário:

  1. Aleluia! Fiz esta oração e sei que é inevitável a minha Vitória! Eu ando pela fé e não pelo que sinto ou vejo! A caverna é lugar de glorificar a Deus acima de todas as muralhas que nos impedem de avançar! Como fez Josué! A sua obediencia como ato de adoração a Deus fez com que essas muralhas ruíssem e maior fosse a Vitória e o Nome do Deus Altíssimo! É sempre assim! Fé é decisão! Decido ser vitorioso mediante o Nome de JESUS!

    Talvez a Pastora não se lembre de mim, mas a sua vida foi uma ferramenta em 2009 para me fazer sair da caverna num Acampamento que teve em Barreta, região costeira de Natal - RN! Fui grandemente ministrado e as respostas e o mover da cura de Deus em minha vida vieram como soluções divinas sobre minha vida espiritual!
    Vejo as situações repetirem-se este ano, como motivo para que eu possa por em prática tudo o que aprendi na Palavra! Caverna: Jamais! xD

    Um grande abraço a Pastora Liane e ao Apostolo Doriel! A Paz de Cristo pra vcs!^^

    Alex Costa

    ResponderExcluir