sábado, 24 de abril de 2010

É TEMPO DE SAIR DA CAVERNA!


É TEMPO DE SAIR DA CAVERNA!

“O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. (Jz.6:12)
Caverna não é como deserto: lugar onde vamos parar por causa das nossas desobediências e obstinação do coração. Caverna é lugar de treinamento, de repensar a vida, de sondar o coração. É lugar de se humilhar e buscar a Deus.
Caverna: refúgio por um tempo. Lugar onde teremos que tomar decisões;  deixar as pessoas que agiram ou falaram contra nós, as circunstancias adversas e suas conseqüências aos “pés da cruz”. Isto é; confiar, entregar e descansar no poder e amor de Deus. E esta confiança e entrega tem a sua força e capacitação pela fé, na Palavra de Deus.
Sentimentos normalmente são péssimos conselheiros dentro da caverna. Cuidado com eles. Crise faz parte da vida, mas como lidamos com ela pode ser vida ou morte, vitória ou derrota. Nos momentos difíceis seremos açoitados pelas nossas fraquezas: Pena de si mesmo, justiça própria, orgulho, indignação etc. Cuidado todos estes, são péssimos companheiros. É melhor expulsa-los!
Não seja derrotado na caverna. Busque Deus, receba força, estratégia, reforço e socorro. Davi quando perseguido (injustamente) por Saul, se refugiou na caverna de Adulão (ISm.22:1 e 2). O Salmo 57 foi escrito lá.
“Misericórdia, ó Deus: misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei na sombra das tuas asas, até que passe o perigo. Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus que para comigo cumpre o seu propósito. Dos céus ele me envia a salvação, põe em fuga os que me perseguem de perto; Deus envia o seu amor e sua fidelidade. Estou em meio a leões, ávidos para devorar; seus dentes são lanças e flechas, suas línguas são espadas afiadas. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória!
Preparam armadilhas para os meus pés; fiquei muito abatido. Abriram uma cova no meu caminho, mas foram eles que nela caíram.
Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; cantarei ao som de instrumentos!
Acorde, minha alma! Acordem harpa e lira! Vou despertar a alvorada!
Eu te louvarei, ó Senhor, entre as nações; cantarei teus louvores entre os povos. Pois o teu amor é tão grande que alcança os céus; a tua fidelidade vai até as nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória!
ALELUIA!!! Que receita maravilhosa para se comportar na Caverna e obter vitória! Podemos não entender e não gostar das situações adversas que  passamos, mas escolha confiar em Deus e esperar Nele.
Num dos piores momentos da vida e ministério de Elias, ele foi alimentado pelo anjo e orientado a buscar ao Senhor. E foi na caverna que ele teve um decisivo encontro com Deus. Como discernir a voz de Deus e receber socorro e direção? 
Uma das características da caverna é fazer calar todas as vozes, pois elas afloram tão imperiosas e altas que incomodam. Então facilmente identificamos; voz da carne, do mundo e do inimigo. E entendemos que foi ouvindo estas vozes que fomos parar na caverna. O próximo passo é rejeitar e expulsar. Na caverna tudo o que queremos é paz e sabemos que só em Deus vamos encontra. Então como Elias identificou a voz suave de Deus e foi preparado para ser arrebatado e ir morar com o Senhor, nós também receberemos a revelação de viver na perspectiva da glória de Deus.
Deus está contigo nesta caverna ouça a sua voz!
Próxima semana volto com a segunda parte e peço que leia juízes 6.
Deus os abençoe. 

2 comentários:

  1. a mais de 20 anos que conheço essa musica postada junto com o artigo saindo da Caverna, e não sabia que se tratava de uma composição davídica dentro de uma caverna... agora vou ouvir com mais entendimento. Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Paz minha pastora amada! Esta música tem ministrado tremendamente minha vida. Glórias a Deus por fazer parte do rebanho, que a ti foi confiado.

    ResponderExcluir