sábado, 5 de maio de 2012

Cristãos sem Igreja

 Tomei conhecimento pela mídia de um novo grupo: os cristãos sem Igreja.
A reportagem falava de pessoas que se diziam cristãs mas que por várias razões não estavam  ligadas a nenhuma Igreja.
O que entendo não se aplicar aqueles que não se reúnem em um Templo, mas, nos lares e são discipulados e cuidados.

Até então pensávamos que quando um cristão saía de uma determinada Igreja era por não estar satisfeito, ou por ter se decepcionado, ou ter sido  ferido por alguém, e que então, iam procurar uma outra que o cuidasse e satisfizesse. Também tem os que por vários motivos se desviam isto é, os que abandonam os ensinos do Senhor, a comunhão dos santos, esfriam na fé e muitas vezes enfraquecidos dão lugar ao pecado.

Cristãos sem Igreja! Pode? A resposta para isso é: depende de qual ótica se vê. De acordo com o Novo Testamento/Nova Aliança não!

Quem instituiu a Igreja foi o Senhor JESUS.
Vejamos; Em Mateus 16:18  o Senhor fala sobre a Igreja fundamentada sobre a revelação dada a Pedro por Deus; Jesus é o Messias, o enviado do Pai para estabelecer o Reino de Deus na Terra. Em Mateus 18:17 Jesus menciona a Igreja, desta vez ensinando a tratar com o irmão que se rebela. O Livro de Atos dos Apóstolos menciona em vários cap.  9:31/ 11:22/ 12:1 e 5/ 16:5/ 20:28. I Coríntios 12:28/ 14:4/ 15:9/. II Coríntios 8:1. Éfesios 1:22/ 3:21/ 5:24/. I Timoteo 3:5/ 5:16. Hebreus 12:23.
E no Livro Revelação de Jesus Cristo/Apocalipse o Senhor começa com uma  mensagem para as sete Igrejas que se encontravam na Ásia.

Não sei em que se baseiam os "cristãos sem Igreja".

Percebemos na Igreja aqueles que visitam. Alguns terminam por ficar e se tornam ativos  nos ministérios da Igreja, outros somem e  como nunca se comunicam só vem e vão, não tem como acompanhar e ajudar. Tem aqueles que vagueiam de Igreja em Igreja sem nunca se firmarem. Uns por se magoarem com líderes ou irmãos, outros por não gostarem do tipo de louvor ou pelo modo como o pastor prega e por aí vai, pois são muitos as razões. Mas, na maioria, o motivo verdadeiro é que não se deixam tratar. Ou por medo de serem mais feridos ou por medo de se expor ou qualquer outro motivo. O que vemos é que não se deixam pastorear. Se tornam eternos visitantes. Seriam estes os "cristãos sem Igreja" ?

Sei que muitas Igrejas se tornaram apostatas, isto é; pregam outro evangelho e não o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vejam Gálatas 1:6 a 9.
Sabemos de Igrejas usurárias e abusivas que usam o evangelho como pretexto para ganhar dinheiro e infelizmente muitas outras aberrações. Também de pastores autoritários, verdadeiros chefes e não líderes.
Muitos confundem chamado ministerial; Deus chama, capacita, treina e envia para servir  ao seu rebanho. Com desejo da alma onde o objetivo é: cargo, poder, reconhecimento humano, prestígio e ser servido.

Quero te dizer que existe um remanescente fiel e cheio de temor, que tem como alvo ser santo e viver uma vida que agrade ao Senhor. Eles estão espalhados em várias Igrejas Evangélicas. Isto é; que pregam o Evangelho de Jesus.
Eu faço parte de uma Igreja que tem muitos defeitos, mas que está buscando obedecer, ser transformado e tem Temor ao Senhor.
O que façé: Não tirar os olhos do Senhor em tempo algum! Tudo que vejo de errado ou o que as pessoas fazem ou dizem que magoa, eu oro. Deixar com Deus nos dá vitória e mantém a paz.

Sei também que vivemos os últimos dias e se você que esta lendo tem dúvidas, leia II Timoteo 3:1 a 5. O perfil descrito ali é o nosso. Todos nós! Sei que muitos por serem salvos em Cristo Jesus estão sendo transformados e algumas daquelas características já não prevalecem, mas estamos todos em processo. E quem não obedece ao Senhor? Sim, pois muitos dizem ama-lo, mas não obedecem e sem obediência não há transformação.

Seriam estes os cristãos sem Igreja?

Conhecer e amar a Jesus não é suficiente é preciso obedecer, leiam Evangelho de João 14:15, 21 e 23.
Jesus é o Salvador e Senhor. Ele diz em sua Palavra nos vários Evangelhos que quem quiser ser discípulo dele, tem que negar-se a si mesmo, tomar a cada dia sua cruz e segui-lo. Que devemos amá-lo mais que tudo e todos.
Mateus 10:37 a 39, Marcos 8:34 a 38, Lucas 9:23 a 26.
Mateus 18:18 e 19 fala de o que a Igreja ligar na terra terá sido ligado nos céus e que onde estiverem dois ou mais... Comunhão!

Convido você que conhece alguém que se diz ou se comporta como um cristão sem Igreja para ajudá-lo. No mínimo orando por ele. Não o acuse ou critique antes ame e ajude-o a ficar diante do Senhor. Pode deixar que Jesus se garante. Pode também encaminhar esta mensagem para ele. Quem ama cuida!

Mas se você que está lendo é um cristão sem Igreja, quero lhe dizer que o Senhor me acordou mandando escrever sobre sua atual posição. Porque? Sem dúvida é por amor.
Que o Senhor Jesus lhe encha de paz e nos braços dele você se sinta querido e cuidado. Abra seu coração e se entregue inteiramente ao Senhor. Seja parte do corpo de Cristo. Igreja do Senhor.
Um grande abraço.

Um comentário:

  1. É VERDADE PASTORA ,DEUS NOS CHAMOU PARA VIVERMOS EM COMUNHÃO, NÃO HÁ CORPO VIVO FORA DESSE CONTEXTO.DEUS NOS CHAMOU PARA VIVERMOS DEBAIXO DE COBERTURA ESPIRITUAL, QUANDO VIVEMOS SEM ELA, CORREMOS GRANDE RISCO.

    ResponderExcluir